terça-feira, 21 de outubro de 2008

No meio da pesquisa havia uma Laguna

Quando Vera Lúcia Elizandra Patrícia e Jeverson esboçaram a pergunta "Quem foi Anita Garibaldi?", talvez não pensassem onde isso iria levar. Uma pesquisa histórica, que parecia fadada aos livros, internet e imagens de um passado distante, acabou levando os alunos da EJA Centro 2 para a capital da então República Juliana, para muitos uma viagem inédita.

Com a organização entre professores e alunos do núcleo e o apoio da Secretaria Municipal Educação de Florianópolis e da Fundação Municipal de Cultura de Laguna, foi possível obter um onibus para o transporte e marcar presença nos principais pontos históricos de Laguna. A viagem aconteceu dia 18 de outubro e levou alunos das turmas da Serrinha e Motocó para 107 km ao sul como parte da pesquisa sobre a história de Anita Garibaldi, mulher do famoso revolucionário.

Na ocasião da visita o grupo apresentou uma parcial, substituindo a apresentação final prevista, para aproveitar novos elementos aprendidos na viagem para apresentar após retorno.

Laguna foi palco de um dos mais importantes conflitos do país, em que por três meses existiu a República Juliana, como consequência da Revolução Farroupilha. Anita Garibaldi, participou ativamente com o marido no conflito, tendo também como missão educar os filhos do casal.

Saiba mais:
Microcontos de Anita

Fotos da Viagem

Minivideo "Em Laguna"

Nenhum comentário: